Bem vindo

Olá,
neste espaço compartilharei minhas ideias, minhas propostas, um pouco da minha vida com vocês e diálogos sobre temas afetos a minha militância nos movimentos populares, sociais e ambientais. Conto com vocês nessa caminhada.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Pelo Direito à Cidade

O Direito à Cidade é parte dos Direitos Humanos desejado pelas pessoas, mas que nunca chega a casa delas no tempo de sua necessidade. O Professor Dauri já assumiu perante a população Cariaciquense a luta pela sustentabilidade urbana, contra a desigualdade e a injustiça social em nossa cidade. A cidade deve garantir os direitos de todos os seus moradores e moradoras, especialmente das mulheres, crianças, jovens, idosos, negros e pessoas com de deficiência.

A cidade que queremos deve respeitar e garantir o direito à moradia, ao saneamento ambiental, à infra- estrutura urbana, ao transporte, à saúde, à educação, à cultura, aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras gerações. Isso só possível com o envolvimento de pessoas comprometidas com uma política urbana articulada com estratégias de inclusão social e de justiça ambiental.

Reserva Biológica de Duas Bocas - Cariacica
Nos últimos 34 anos da vida do Professor Dauri essas bandeiras de lutas são tratadas como prioritária. Na nossa Cidade, inclui-se ao entendimento de cidade o território urbano e rural. É impossível analisar e propormos políticas públicas e não considerar que 54,32% do nosso município e zona rural e que temos 23,4% do território municipal como área de preservação, inclui-se aí a Reserva Biológica de Duas Bocas – REBIO Duas Bocas.

A nossa cidade, portanto é compacta em sua área urbana que está dividida em 100 bairros(Lei nº. 4.772, de 23 de abril de 2010, lei do POT – Plano de Ordenamento Territorial). Daí conclui-se que por menor que seja o valor investido para suprimir quaisquer das políticas demandadas terá ampla resolutividade e grande alcance demográfico. No entanto, necessário se torna o comprometimento de agentes políticos com leitura integral e sistêmica sobre as funções de cada território.

Nenhum comentário:

Postar um comentário