Bem vindo

Olá,
neste espaço compartilharei minhas ideias, minhas propostas, um pouco da minha vida com vocês e diálogos sobre temas afetos a minha militância nos movimentos populares, sociais e ambientais. Conto com vocês nessa caminhada.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Para que saúde?

Como forma de aprofundar nos temas da campanha, gostaria de escrever alguma coisa sobre a saúde. Este texto é mais que um registro das nossas ideias, mas um resgate histórico de alguns acontecimentos recentes da história de Cariacica e do bairro Santa Bárbara. Leiam com carinho.

14ª Conferência Nacional de Saúde - Brasília
Desde 1994 quando participei de um curso de Saúde do Trabalhador pela FUNDACENTRO tomei gosto e me dedico em debater o SUS em Cariacica, no Espírito Santo e no Brasil.

Entre 30 de novembro e 4 de dezembro de 2011 aconteceu em Brasília a 14ª Conferência Nacional de Saúde e estive presente – também na 12ª(2007) e na 13ª.(2011) - e fui eleito Coordenador da Delegação do Espírito Santo com 63 delegados e delegadas.
Unidade de saúde de Santa Bárbara atualmente em uso.

Organizei e participei da 1ª Conferência Regional, Estadual e Nacional de Saúde Ambiental em 2009 na Capital Federal.

Em Cariacica o sou conselheiro licenciado do Conselho Municipal de Saúde e acompanho desde 2001 a política municipal de saúde. Antes de me licenciar do mandato coordenei a Comissão de Fiscalização.

No bairro onde moro, Santa Bárbara, a Unidade de Saúde foi fechada em 1999, pois pessoas moravam nela, e reaberta em 2002 pelo Prefeito Cabo Camata, devido a pressão popular. Os usuários do SUS organizados pelas lideranças locais - assessoradas por mim, graças a minha experiência no Controle Social da Saúde - foram convocados a sair em passeata no dia 10 de julho de 2001 às 8h da manhã desde Santa Bárbara até o prédio da Prefeitura Municipal de Cariacica. Em 2002 eu já “brigava” dentro do Conselho Municipal de Saúde para melhorar as condições do Posto de Saúde de Santa Bárbara, até conseguir, em 2004, incluir a Unidade numa lista de prioridades dentro de um convênio do Município com o Governo Federal. No entanto, os R$ 140.000,00(cento e quarenta mil reais) não foram liberados por Brasília pela falta de projeto.

Futura unidade de Saúde de Santa Bárbara, em construção.
Em 2011 a Prefeitura de Cariacica celebrou convênio com o Governo Estadual para construir 5 NESF(Núcleo de Estratégia de Saúde da Família) e com muito esforço conseguimos(Professor Dauri e demais lideranças de bairros vizinhos) incluir Santa Bárbara entre os bairros para receber a nova Unidade de Saúde, um investimento de mais de um milhão de reais.

Estas conquistas podem ser ampliadas com a minha presença na Câmara Municipal. Não somente para o bairro Santa Bárbara, como também para toda cidade, por isso conto com você.

No dia 07 de outubro, Professor Dauri, 13580!

Nenhum comentário:

Postar um comentário