Bem vindo

Olá,
neste espaço compartilharei minhas ideias, minhas propostas, um pouco da minha vida com vocês e diálogos sobre temas afetos a minha militância nos movimentos populares, sociais e ambientais. Conto com vocês nessa caminhada.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Militância Ambiental

Usina Nuclear de Angra I - Angra dos Reis/RJ
Minha “militância” no movimento ambiental começou com a opção de trabalhar em Angra dos Reis. A cidade, cheia de atributos ambientais e economicamente fortalecida na pesca me levou a buscar formação inédita no Brasil, concluindo em 1985 o curso Técnico em Pesca – a primeira turma formada no Brasil em nível médio para esse ramo da economia, segundo registros da escola e da Superintendência de Desenvolvimento da Pesca (SUDEPE), precursora do Ministério de Pesca e Aquicultura.
Hiroshima Nunca Mais

Desenvolvi - com outras pessoas - a partir desse conhecimento e como colaborador vários projetos: cultura do mexilhão, ostreicultura, ranicultura e aquicultura entre o Rio de Janeiro e São Paulo. Fortaleci grupos produtivos em pesca em Niterói, Paraty e Ilha Grande(A. dos Reis), desenvolvendo junto as comunidades pesqueiras(Caiçaras) técnicas de manejo e aproveitamento do pescado em período de defeso. Já ambientalista, me opus ao Plano Nacional de Energia Nuclear, integrando-me ao Movimento Hiroshima Nunca Mais, que pautava o debate sobre matrizes energéticas limpas e renováveis em detrimento a proposta dos “generais”. Enfrentamentos “ferrenhos” decorreram, visto que estávamos em plena ditadura militar e com o agravante do enquadramento da Cidade como “área de segurança nacional”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário