Bem vindo

Olá,
neste espaço compartilharei minhas ideias, minhas propostas, um pouco da minha vida com vocês e diálogos sobre temas afetos a minha militância nos movimentos populares, sociais e ambientais. Conto com vocês nessa caminhada.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Saúde! Obrigado

A implementação de um sistema de atenção à saúde requer a organização escalonada de uma rede de ações e serviços que deve funcionar, e bem, sob a responsabilidade do gestor municipal do Sistema Único de Saúde - SUS, com o objetivo de garantir a atenção integral à saúde da população, inclusive de ações entre setores que devem ser executadas pelos demais órgãos de governo para o atendimento de demandas e necessidades individuais e coletivas da população.

A saúde pública de qualidade é direito de todo cidadão brasileiro.
O vereador atua na identificação dos principais problemas de saúde e contribui na definição de prioridades para a atuação no campo da promoção e da proteção da saúde, visto que o parlamentar(vereador) deve ser atuante no Controle Social do SUS e do Plano Municipal de Saúde que é a “peça” principal de planejamento do Sistema.

A gestão da rede de ações e serviços de saúde é da competência da Prefeitura e, especialmente, do município, independentemente da gerência dos estabelecimentos
prestadores de serviços serem própria, conveniada ou contratada. É tarefa do vereador fiscalizar se o Plano Municipal de Saúde está sendo rigorosamente executado. É preciso acompanhar a política de saúde de “olhos fechados” e para atuar com responsabilidade e isso requer conhecimento. O Professor Dauri acompanha e atua no Controle Social do SUS municipal desde 1999. Como conselheiro municipal de saúde licenciado atuei em várias frentes para que o SUS, inclusive na 14ª Conferência Nacional de Saúde realizada em 2011. Quando coordenei a Delegação Capixaba com 63 pessoas, e dentre essas, usuários, trabalhadores, prestadores e gestores.

Assegurar à população o acesso às ações e serviços de saúde de forma integral, de acordo com a necessidade, seja por atendimento local ou por mecanismos de
referência e contra-referência, em outros municípios, por acordos pactuados nas instâncias competentes integra as atribuições do vereador.

Essa bandeira de luta será prioridade no mandato do Professor Dauri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário