Bem vindo

Olá,
neste espaço compartilharei minhas ideias, minhas propostas, um pouco da minha vida com vocês e diálogos sobre temas afetos a minha militância nos movimentos populares, sociais e ambientais. Conto com vocês nessa caminhada.

domingo, 25 de fevereiro de 2018

Quando as obras públicas adoecem a população


"À medida que as cidades crescem em tamanho e densidade produzem mudanças no ar, no solo, na água e na vida, em seu interior e à sua volta, AGRAVAM OS PROBLEMAS AMBIENTAIS QUE AFETAM O BEM-ESTAR DO MORADOR". (Andrade, Francisco Alcicley Vasconcelos)
Os governos(federal, estadual e municipal) governam majoritariamente para o mercado. Logo, o pobre ficará com a menor, e quase invisível fatia do total de impostos que paga em se tratando de obras e serviços. E quando a obra e ou o serviço chega para população que não comanda o mercado, deve-se suspeitar do real objetivo, pois na maioria das vezes é para solucionar problemas que incomoda o governo na sua relação com o mercado.
Para consolidar essa relação, qual seja: governo – mercado, mercado – governo o(s) Chefe(s) do(s) Podere(s) Executivo(s), o Prefeito, o Governador e a Presidência se juntam, e “maltratam” a população que não comanda, nem o governo nem o mercado. Inclusive, essas partes se juntam até em “consórcio”, do tipo PPP – Parceria Público Privada.
As benesses da Prefeitura de Cariacica e do Governo Estadual nos últimos anos para agradar o mercado exportador/importador invadiu a “casa de pessoas”. O Corredor Metropolitano Urbano Leste Oeste(Programa Transcol III) vem tirando o sono e adoecendo famílias inteiras situadas no eixo por onde passa, tanto em Cariacica, quanto em Vila Velha. E para anestesiar suas “vítimas” imediatas oferecem(governos) soluções grotescas e unilaterais, e algumas tecnicamente inviáveis no decurso de um mandato eletivo, e talvez nunca sejam experimentadas.
A terceira etapa do Corredor Leste Oeste esta atrasada, o mercado vai “pressionando” seus parceiros, o início da obra do Hospital Estadual Geral em Cariacica atrasado, e as eleições se avizinhando (1º turno será 7 de outubro). Tudo isso para ser liquidado requer outras intervenções, que vão acontecendo no mesmo ritmo de outras. Elas invadem Comunidades(bairros), provocam mais “doentes”, aumentam a exposição de moradores(as) a riscos, e são “suspeitas” quanto ao alcance e a duração.
Depois da chuva de sexta feira passada na Região Metropolitana a desconfiança por parte da população aumentou muito.
Justificativas? Governo – mercado, mercado – governo vai apresentar uma lista. Acreditar ou não nelas é uma decisão que não passa pelo COLETIVO - que foi atropelado pela Prefeitura e Governo Estadual.

Pelo Direito a Cidade!

 Córrego Campo Grande entre os bairros Vila Isabel e Campo Belo, Cariacica-ES, Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário